4 passos para montar um plano de Marketing Digital

4 passos para montar um plano de Marketing Digital

Hoje um dos braços mais importantes na divulgação de qualquer empresa, é saber como lidar com um marketing digital bem estruturado. Porém, apenas fazer um perfil em rede social ou um site estão muito longe de ser suficientes.

Para quem é dono de e-commerce, o marketing digital se torna ainda mais importante. É basicamente sua única ferramenta para alcançar seus clientes. Investir numa boa plataforma de e-commerce é o seu primeiro passo, mas não é o suficiente!

Não adianta manter redes sociais, se você não faz a mínima ideia do que vai fazer com eles nas próximas semanas. Uma campanha de marketing digital sem planejamento ou uma boa estratégia de marketing está longe de ser eficiente.

Neste artigo, descubra os 4 passos fundamentais de como elaborar um plano de marketing digital. Comece já a fazer o marketing de sua empresa funcionar de verdade!

 

Determinar os objetivos do marketing

 

Não há marketing digital sem objetivos. Mesmo que seu objetivo seja genérico, como “vender mais“, ele precisa ser visualizado como algo concreto, algo que você pode medir e dizer se chegou lá ou não.

Por isso, mais do que apenas montar objetivos, é importante que você avalie sua situação atual e considere onde quer chegar com a estratégia de marketing. Seu objetivo não é apenas “vender mais”, mas “vender 40% a mais em 1 ano”, por exemplo.

Ainda que você não veja relação entre vender mais e manter um site de sua empresa na internet, a longo prazo esse seu site começará a te trazer mais clientes.

 

Conhecer o seu cliente

 

Você não conseguirá organizar qualquer plano de marketing digital se não conhece bem o seu cliente. Sem saber quem compra de você, seu gênero, perfil de idade, você basicamente não sabe como atingi-lo.

Em outras palavras, sem um público-alvo, você irá “atirar para todo lado” e atingir pouco o seu verdadeiro cliente.

Antes de pensar onde sua empresa atuará na internet, você precisa fazer uma pesquisa de mercado e descobrir o perfil de seu cliente.

Pode ser que você tenha mais de um público-alvo, mas é muito melhor pensar um plano de marketing para dois ou três públicos, do que tentar atingir todos.

Esse passo é tão importante que, em alguns casos, ter um fanpage no Facebook ou no Twitter não é tão vantajoso assim. Dependendo do seu público-alvo, você precisa estar onde ele também costuma frequentar. Falar com ele na linguagem que ele reconhece, que pode ser mais ou menos formal.

 

Escolher as ações e projetos para alcançar objetivos

 

Quando você já sabe como atingir o seu cliente, já está há vários passos de vantagem de seus concorrentes. Nesse momento, é importante que você pense pequenas ações que deixarão a sua empresa mais perto de alcançar o grande objetivo.

Fazer pequenas metas torna todo o processo menos desgastante. Mas é importante que todos os projetos que você pense, tenham um objetivo próprio. Que você pode mensurar a eficiência com o decorrer dos meses.

Por exemplo, o objetivo central dos posts na fanpage de sua empresa pode ser conseguir 1.000 curtidores a cada mês. Essa meta parece não ter relação com o seu objetivo central, certo? Mas acontece que 1.000 novos curtidores são 1.000 novos possíveis clientes.

Então você deverá montar estratégias de marketing relacionadas à essa, que consiga converter esses curtidores em compradores para seu e-commerce!

 

Fazer um cronograma de marketing digital

 

Quando você já tem todas as ideias de ações e projetos dentro do marketing digital que deseja pôr em ação, está na hora de organizar tudo em um cronograma organizado.

Esse passo é essencial para elaborar um plano de marketing eficaz. Não adianta ter um monte de ideias se não consegue pôr todas em um cronograma.

Não adianta tentar fazer todas as ações e projetos de vez. O melhor é que você faça isso aos poucos, até que a produção de conteúdo para suas redes sociais esteja estruturada.

Por isso, crie um cronograma central, organizando quando cada projeto entrará em vigor. Faça também calendários editoriais para cada projeto. Por exemplo, sua fanpage precisa ter um calendário editorial, indicando que tipo de post sairá em cada dia da semana e horário.

 

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