5 motivos para investir em sistema ERP

5 motivos para investir em ERP

Para quem está à procura de facilidade e unificação do seu sistema de gestão empresarial, o Enterprise Resource Planning (ERP) é uma opção viável.

Também conhecido por seu nome em português, Planejamento de Recursos Empresariais, o sistema tem como característica principal o modo como transforma as empresas em verdadeiras máquinas de produtividade.

Neste artigo, vamos apontar para você grandes vantagens que você terá em sua empresa ao optar pelo ERP.

 

5 motivos para investir em sistema ERP

 

1 Centraliza o controle

 

Trabalhar com diferentes tipos de sistemas e programas dentro de sua empresa gera falta de organização. Muitas vezes, problemas com a comunicação das diversas áreas de seu negócio.

Não importa o tamanho da sua empresa, nem mesmo quanto tempo ela está no mercado. Uma coisa é fato: ela possui mais de uma área e todas elas precisam uma da outra para que a empresa funcione em perfeito estado. Um exemplo disso são as áreas de logística e finanças.

Com o ERP, você centraliza todas as informações relacionadas à toda e qualquer área que atue em sua empresa. Dessa forma, ao invés de ter um programa específico para a área de logística e outro focado em finanças, o ERP funciona como um único grande elo de todas as áreas, centralizando o controle e as informações sobre sua empresa.

 

2 Agilidade na realização de processos

 

Por causa do item anterior, o ERP é um forte aliado na hora de agilizar processos dentro de sua empresa. Com um sistema integrado, a área de logística e finanças, por exemplo, estarão muito mais alinhadas e informadas uma sobre o trabalho da outra.

Através de um único sistema de gestão, é possível melhorar a empresa otimizando o tempo de trabalho. Por vezes, até mesmo a quantidade de mão de obra.

 

3 Agiliza a tomada de decisão

 

Uma das grandes vantagens do ERP é o modo como ele torna o processo de tomada de decisão algo mais simples. E o motivo por trás disso não é um mistério. Com um sistema de gestão integrado, observar o andamento de todas as áreas da empresa se torna muito mais fácil.

Além disso, a comunicação rápida e eficaz entre as áreas permite que os problemas sejam identificados e resolvidos de maneira mais imediata. Em uma gestão de negócio baseada em vários sistemas, é muito mais difícil identificar um problema dentro da empresa e exige atenção.

Com o ERP, entender os grandes causadores de qualquer crise é um processo que exige apenas atualizar e acompanhar o sistema.

 

4 Facilidade na hora de acompanhar a evolução da gestão

 

O segredo do sucesso de qualquer empresa é o monitoramento. E se você tem um sistema de gestão tão centralizado quanto o ERP, a primeira coisa que você vai notar é que os feedbacks vem com muito mais naturalidade quando há facilidade no acesso à informação.

Ter um conjunto de planilhas organizadas sobre as diversas áreas vai ser crucial para que você acompanhe o desempenho de todos os procedimentos realizados dentro de sua empresa.

 

5 Melhora desempenho da empresa

 

A 5ª e última vantagem mais parece um resultado do efeito em cadeia de todas as vantagens do sistema ERP. Por ser um sistema centralizado, o ERP também pode ser um grande causador da melhora de desempenho de sua empresa.

Como foi dito no tópico anterior, apenas através do monitoramento de resultados é possível identificar os problemas de sua empresa. Onde ela deve mudar para conseguir um resultado melhor.

A agilidade na comunicação entre áreas dentro do sistema é importante para otimizar os resultados gerais do seu negócio. Em resumo: você passará a gastar menos para produzir muito mais.

 

Você gostou das dicas deste artigo? Fique ligado nas redes sociais da PiraWeb. Textos e dicas cruciais para você melhorar o desempenho do seu negócio, aqui no nosso blog!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *