Amazon continua investindo na sua estratégia de ser uma StartUp

A estratégia da Amazon de continuar sendo uma StartUp, mesmo após mais de 2 décadas no mercado, está rendendo, e muito!

 

Atualmente, a Amazon se encontra como a quarta empresa mais valiosa nos EUA. A empresa fica atrás apenas da Apple, Alphabet e Microsoft.

Contudo, o que vem chamando a atenção é a estratégia utilizada pela empresa para continuar forte no mercado. Para a Amazon, o lucro é apenas um mero detalhe. A empresa se baseia em seus quatro pilares desde a sua criação:

 

  • Cultura de inovação;
  • Foco no cliente;
  • Optimização contínua;
  • Agilidade corporativa.

 

Para Jeff Bezos, fundador da Amazon, o lucro não é o principal. Apesar das margens de lucro baixíssimas, a companhia continua a crescer.

A ideia do fundador é inteligentíssima. Para ele, a empresa deve continuar a ser uma StartUp mesmo após mais de duas décadas no mercado. Assim, ela se tornará um negócio que dura décadas.

Isso não quer dizer que a Amazon não possua lucros. No entanto, seus lucros são transformados em investimentos. Assim, os lucros são, apenas, reinvestidos.

 

O mais interessante? A estratégia vem dando certo.

 

Atualmente, Jeff Bezos possui um império de mais de US$ 358 bilhões.

Para conseguir se manter na liderança do mercado, a companhia investiu nos mais diferentes tipos de novidades. Primeiramente, começou com o Amazon Prime. A estratégia de criar um grupo de assinatura, onde o cliente pudesse sempre comprar produtos com fretes gratuitos, foi um tanto arriscada. Entretanto, a empresa inovou e acertou!

Além disso, a Amazon vem investindo em seu serviço de streaming produzindo seus próprios filmes e séries de qualidade.

A mais recente novidade? A companhia vem testando o serviço de entrega feito por drones nos EUA. Se bem-sucedido, o serviço poderá ajudar a baratear a entrega de produtos e, também, tornar estas entregas mais ágeis.

Por fim, a Amazon também possui a sua própria área robótica. A Amazon Robotics é uma das suas divisões robóticas que fabricou mais de 15 mil máquinas para substituir o trabalho humano dentro da própria Amazon.

 

Inovação e ótima gestão são grandes aliadas e levam ao sucesso!

 

Gostou do artigo? Deixe o seu comentário!

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *