Aumente as vendas do e-commerce na Black Friday

Aumente as vendas do e-commerce na Black Friday

A Black Friday é uma grande oportunidade de alavancar vendas de seu e-commerce em um curto período, com um planejamento relativamente simples. Ainda assim, passar a vender mais nessa data exige certo esforço e preparo, para evitar que nada saia dos eixos durante os dias de venda.

Marcado para o dia 25 de novembro, a data promete um retorno financeiro tão grande quanto o do ano passado, que chegou a movimentar cerca de R$ 1,6 bilhão, de acordo com dados da e-Bit.

Se você tem um negócio digital e quer aproveitar esse momento para vender mais e fazer o seu e-commerce crescer, veja 8 dicas fundamentais para aumentar vendas do e-commerce na Black Friday.

 

Verifique seus servidores

 

A primeira coisa que você precisa verificar antes de planejar a Black Friday de seu negócio é sobre a capacidade técnica de seu e-commerce. Não adianta pensar numa promoção gigantesca se o seu e-commerce vai cair assim que aparecer uma determinada quantidade de clientes.

Como nesse período você receberá um número muito superior de visitas e compradores, o ideal é que você, primeiramente, se certifique quanto que o seu servidor consegue suportar.

O ideal é que a capacidade do mesmo seja muito superior ao número de visita e compras que você espera receber, garantindo que a Black Friday passe sem problemas pelo seu negócio digital.

 

Mostre para seu cliente que seu e-commerce é seguro

 

Esse segundo item também é crucial até para o funcionamento em dias normais de seu negócio. Afinal, mesmo com bons preços, se o seu e-commerce não passa uma imagem de segurança, é provável que você não venda muito.

Para alavancar vendas, você precisa investir num layout personalizado e profissional, uma comunicação eficiente e apresentar para seu visitante credibilidade. Esses itens serão essenciais para garantir que você aumente as vendas do e-commerce na Black Friday.

 

Faça promoções antes do dia da Black Friday

 

Quanto antes você começar, maior sua vantagem ante seus concorrentes. Não hesite em fazer promoções “pré-Black Friday“. Deixe claro para o seu cliente que essas promoções são só um aperitivo para a grande data.

Assim, você consegue não apenas alavancar vendas durante todo o mês de novembro, como também cria expectativa e faz uma boa parte de sua clientela ficar ansiosa pelos dias oficiais da Black Friday.

 

Use as redes sociais de forma massiva

 

Sua promoção pode ser maravilhosa, mas se você não divulga, ninguém vai saber. Nesse período, é muito mais importante que você invista pesado em comunicação e estratégias de marketing digital.

Usar as redes sociais a seu favor deve ser um dos seus primeiros passos. Além de ser uma forma de comunicação quase gratuita e muito eficaz, durante os dias da promoção você pode fomentar a compra divulgando produtos e preços.

 

Ofereça diferenciais

 

Existem milhares de outros e-commerces espalhados por toda a internet, e você concorre com todos eles. Porém, muitos deles pecam na comunicação, layout e até no modo como são ofertados os produtos. Esses devem ser seus primeiros diferenciais.

Além dessas características básicas e essenciais para todo e-commerce, não importa o período em que ele está inserido. É fundamental que você ofereça pequenas vantagens para o seu comprador.

A primeira delas é oferecer frete grátis. Mas você também pode oferecer descontos ainda maiores caso ele compre mais de R$ 100 em sua loja, por exemplo.

Use sua criatividade e ofereça serviços diferenciados, tornando todo o processo de compra algo satisfatório para o cliente.

 

Use táticas para convencer seu cliente a comprar

 

Algumas táticas básicas podem aumentar vertiginosamente as compras em seu e-commerce. Você pode mostrar, por exemplo, quantos produtos em estoque tem no momento, fazendo o seu cliente se apressar para comprar por medo do produto acabar.

Outra estratégia é você mostrar preços de concorrentes. Apontando o quanto que seu preço é melhor do que o das lojas virtuais do mesmo ramo. Claro, isso deve ser feito com muita cautela e precisa ser pensado dentro de uma estratégia de marketing digital bem planejada.

 

Ofereça outros produtos relacionados aos que o cliente procurou

 

Se você ainda não usa esse método em seu e-commerce, precisa começar a usar agora mesmo! Essa é uma das formas mais eficientes de alavancar vendas e lucrar mais com o seu e-commerce.

Na Black Friday, então, esse método pode te fazer lucrar o dobro do que lucraria. E a medida é simples: basta você apresentar ao seu cliente produtos relacionados àquele que ele já colocou em seu carrinho de compras.

Caso ele tenha comprado um tênis, por exemplo, você pode oferecer meias e até mesmo artigos relacionados à esportes. Em muitos casos, o cliente acaba gostando da sugestão e comprando muito mais do que pretendia.

 

Mantenha seu estoque atualizado para evitar transtornos

 

Outro ponto importante é você saber exatamente o que tem em estoque e atualizá-lo constantemente durante a Black Friday. Acontece que é possível que um produto acabe mas continue aparecendo para o cliente, que compra e depois se decepciona.

Para evitar problemas como esse e até mesmo reclamações e críticas públicas, procure manter o seu estoque ainda mais atualizado nesse período. É um esforço a mais que vale a pena, por ter como retorno o sucesso da Black Friday sem episódios de insatisfação e reclamação.

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