Como evitar abandono de carrinho na loja virtual

Como evitar abandono de carrinho na loja virtual

Concluir uma venda é um dos grandes desafios do e-commerce. Principalmente porque, diferente de uma loja física, você não tem nenhum vendedor ali para convencer o cliente a comprar. Se você sofre com o abandono de carrinhos de compras no seu e-commerce, é importante que comece a implementar estratégias para driblar o efeito e aumentar suas vendas.

Muitas vezes, lucrar mais com uma loja virtual não depende de investir mais em divulgação. Otimizar seu site e tornar o processo de compra mais atrativo é uma forma de vender mais sem fazer grandes investimentos com marketing.

Neste artigo, vamos mostrar para você os motivos que levam os seus clientes à abandonarem o carrinho de compra e te ensinar como reverter esse processo e passar a vender mais para o mesmo número de clientes.

 

Por que os clientes abandonam o carrinho da sua loja virtual?

 

Vários motivos podem levar o seu cliente a desistir da compra e abandonar o carrinho do seu e-commerce. Alguns motivos são difíceis de combater, como, por exemplo, quando o seu cliente acha que o seu produto é caro demais ou pouco útil.

Nesses casos, fortalecer a sua comunicação e investir em marketing digital são as únicas soluções possíveis. Porém, muitas vezes o seu cliente deixa de comprar em sua loja por motivos que podem ser facilmente transpostos com pequenos investimentos.

Os principais motivos que levam o seu cliente a abandonar o carrinho de compra do e-commerce, são:

  • Valor do frete muito alto;
  • Site complicado de usar;
  • Falta de opções de pagamento;
  • Processo de compra muito longo e complexo.

Independente do problema que leve o seu cliente a abandonar a compra, é importante que você use estratégias para reverter a situação e transformar um mero visitante em comprador real.

 

Estratégias para evitar que o cliente abandone o carrinho de compra da sua loja virtual

 

Agora que você já entende os principais motivos que levam o seu cliente a abandonar a compra no seu e-commerce, procurar maneiras de reverter o processo é mais fácil. Abaixo, listamos uma série de estratégias que você pode utilizar para aumentar as vendas do e-commerce.

 

1- Facilite o registro

Muitos usuários desistem de uma compra assim que entram no campo de cadastro da loja virtual. Se o seu site exige muitas informações pessoais, por exemplo, é possível que o cliente se canse e desista de comprar, mesmo querendo muito os produtos que colocou no carrinho.

De acordo com dados de uma pesquisa de 2010 da Forrester Research, cerca de 34% das pessoas entrevistadas disseram desistir de uma compra por causa do processo de cadastro.

Facilite o registro de novos compradores. Ofereça a possibilidade do usuário usar a conta do Facebook para se cadastrar em sua loja, e você verá o percentual de abandono de carrinhos cair bastante.

 

2- Ofereça opções de pagamento

É comum encontrar lojas que aceitam apenas uma forma de pagamento. Esse é um dos grandes erros, principalmente quando estamos falando de um loja virtual.

O ideal é que você já aponte para seu consumidor todas as formas de pagamento que sua loja oferece. Isso pode ser feito já na sua página principal, ou até mesmo na página do produto.

As formas de pagamento mais utilizadas e mais importantes para o e-commerce são as de boleto e cartão de crédito. Não esqueça que oferecer apenas uma das modalidades vai fazer o número de abandono de carrinhos de compra subir.

 

3- Forneça todas as informações do produto

Em outro artigo, já falamos que o principal desafio do e-commerce é fazer os visitantes confiarem na loja ao ponto de comprarem ali. Ensinamos até algumas estratégias para fazer as pessoas confiarem no seu e-commerce.

Uma das maneiras de fazer o seu cliente confiar em você é fornecer o máximo de informações do produto. Uma foto, muitas vezes, não é o suficiente para convencer o seu consumidor de que o produto é de qualidade.

Forneça informações técnicas, a garantia do produto e uma breve descrição, tudo já na página de compra do produto. Oferecer mais de uma fotografia também é um grande diferencial.

 

4- Diminua o tempo de carregamento da página

Dificilmente um cliente seu vai ficar mais de 20 segundos esperando a sua página carregar. Seu papel é investir numa plataforma de e-commerce rápida e de qualidade, garantindo que o tempo de carregamento das páginas não passe de 10 segundos.

Opte por um layout simples, apenas com os recursos necessários para uma boa navegação. Nada de muitos gifs ou muitas imagens em movimento espalhadas por todo o site. Isso pode tornar o tempo de carregamento mais demorado.

 

5- Diminua o valor do frete

De acordo com os dados da Forrester Research, 72% dos visitantes de seu site deixam de comprar em sua loja por causa do alto custo de frete. Ainda que a logística seja uma parte difícil de cortar ou tornar mais barata, algumas estratégias simples podem deixar o seu frete mais barato.

Inicialmente, cortar os custos com logística não é possível. Então você pode dissolver o custo do frete no valor do próprio produto. Dessa forma, ele fica um pouco mais caro, mas o frete se torna mais barato.

 

Está pronto para aplicar todas essas dicas em seu e-commerce e passar a lucrar mais? Siga a PiraWeb em nossas redes sociais e fique ligado em outras dicas que farão toda a diferença em seu negócio digital.

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