Conheça 7 empresas que desapareceram por falta de inovação

Grandes nomes acabaram falindo por não acompanharem a evolução do mercado

 

A tecnologia está avançando cada vez mais e, principalmente, as empresas que não acompanharem este avanço correm o risco de falir.

Para que isso não aconteça, existem duas saídas: criar programas de R&D ou apostar em StartUps.

Dessa forma, este artigo traz 7 grandes nomes que acabaram falindo, ou desaparecendo do mercado, por se recusarem a inovar.

 

MySpace

O MySpace foi uma das maiores redes sociais dos EUA, sendo a primeira e mais utilizada no país. Contudo, depois do surgimento do Facebook, ela foi à falência.

A ideia inicial da rede social era boa, pois os seus criadores perceberam que logo, logo, as pessoas começariam a compartilhar fotos, vídeos e outras formas de mídia. As pessoas queriam se conectar.

No entanto, o Facebook surgiu com outras funcionalidades e isso levou à falência do MySpace.

 

Kodak

Quem não se lembra da Kodak, não é mesmo?!

Na década de 1980 e 1990, muitas pessoas utilizavam os filmes da Kodak para tirar fotos e marcar um momento especial. Entretanto, a empresa é mais uma que não investiu em inovação e, por isso, faliu.

A marca foi responsável pela criação da câmera digital na década de 1970. Todavia, seu erro foi não investir no produto. A empresa optou por engavetar a ideia.

Infelizmente, de nada adiantou. Nos anos 2000, as câmeras digitais surgiram e quebraram a Kodak que, até tentou continuar no mercado lançando as suas câmeras digitais. Porém, tudo já estava perdido.

 

Atari

A Atari foi uma das gigantes no ramo do videogame.

Ela é conhecida por ter lançado grandes videogames como o Atari 2600. Entretanto, outros nomes inovadores foram surgindo e tomaram o seu posto como a Nintendo, por exemplo.

A empresa até tentou se segurar, mas acabou sendo vendida em 2008.

 

Blockbuster

Outro nome, que talvez você não se recorde muito bem, mas, que era gigante, principalmente na década de 1990.

A Blockbuster era uma empresa que fazia o aluguel de filmes em locadoras, tendo clientes fiéis.

Contudo, devido aos serviços de streaming, as pessoas foram parando de alugar filmes e assim, a empresa faliu.

O mais interessante é que a Blockbuster teve a oportunidade de comprar a Netflix no ano 2000, mas não comprou. A Netflix estava apenas no início, mas seria um ótimo investimento.

 

Yahoo!

O portal Yahoo! foi um dos grandes nomes na internet. Entretanto, a empresa caiu no erro de não inovar, sendo apenas um portal de mídia e não de pesquisa.

Assim, a empresa acabou sendo vendida para a Verizon por muito menos do que um dia chegou a valer.

É realmente uma pena.

 

Blackberry

Essa é muito recente e você lembrará!

A Blackberry foi a pioneira no ramo dos smartphones. No entanto, no ano de 2007 o Iphone chegou ao mercado e, a Blackberry se recusou a inovar.

Um dos principais avanços ignorados pela empresa foi a utilização da tela touchscreen. Assim, a empresa faliu e, nos dias atuais, tenta se reerguer.

 

Xerox

Essa é apenas uma menção nessa lista. A Xerox não chegou a falir, porém, atualmente, vale muito menos.

Apesar de ser uma das companhias que ajudaram a inovar em tecnologias que usamos no dia a dia, a empresa não soube aproveitar essa tecnologia.

Portanto, de nada adianta ter um time inovador se não houver a gestão adequada.

 

Inovação e gestão caminham de mãos dadas!

 

Gostou do artigo? Deixe seu comentário!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *