E-commerce: uma alternativa para sair da crise

E-commerce: uma alternativa para sair da crise

A crise destroçou parte da economia nos últimos anos. Muitos empreendedores viram seus negócios irem à falência por falta de clientes. Apesar disso, os negócios digitais cresceram vertiginosamente e tornaram-se a opção mais viável para quem quer ter um negócio ou salvar um negócio da crise.

Com um crescimento anual que gira em torno de 20% há anos, a falta de custos de manutenção e facilidade na gestão tornam o e-commerce o negócio ideal. Além disso, a total comodidade do cliente garante que seja muito mais fácil fidelizar clientes e vê-los comprar bem mais em sua loja virtual.

Nesse artigo, descubra outras vantagens da loja virtual, principalmente durante a crise.

 

O e-commerce só cresce, apesar da crise

 

No artigo anterior, explicamos que desde 2014 o e-commerce cresce mais de 17% ao ano. Indo na contramão dos outros negócios, que regrediram durante os últimos 3 anos, vem ganhando destaque.

Por causa disso, muitos empreendedores resolveram migrar suas lojas físicas para o ambiente virtual, e combateram, assim, as dívidas e falta de clientela.

Acompanhando o crescimento do e-commerce, o uso dos smartphones também cresceu nos últimos anos. E o efeito desse movimento para o e-commerce não podia ser melhor! Cada vez mais os brasileiros utilizam do smartphone para realizar compras online, esteja ele em casa, no trabalho, ou até mesmo no meio de um engarrafamento.

 

Loja com baixo custo de manutenção

 

Uma das principais vantagens do e-commerce é o seu baixíssimo custo de manutenção. Nem de longe se aproxima dos custos com aluguel, conta de luz, água e funcionários de uma loja física.

Em momentos de crise, quando os clientes em lojas físicas tornam-se escassos, fazer a transição para uma loja virtual é a melhor opção para fugir da falência.

Principalmente porque, diferente de uma loja física, ainda que você comece não vendendo muito, seu negócio não irá para o vermelho. A taxa de manutenção é baixa e não há tantos gastos fixos com salário de funcionários, por exemplo.

Além disso, uma loja virtual tem o potencial de vender mais para um público maior, podendo ser até de fora do seu estado. Isso garante um crescimento superior às lojas físicas e um lucro cada vez maior.

 

Comidade para o cliente = Lucro para você

 

No Brasil, é muito raro vermos lojas físicas abertas até tarde da noite, ou uma loja propriamente 24h. É fato que muitos brasileiros possuem pouco tempo para sair e comprar algo, por exemplo. O único horário disponível é bem tarde, quando retornam para casa depois de um longo dia.

Um loja virtual fica disponível 24 horas por dia. Pode atender clientes onde quer que eles estejam. Também dá ao cliente a possibilidade de comprar quando ele quiser e como ele quiser.

Para o cliente isso é uma vantagem, já que ele terá mais conforto na hora da compra. Para você não é diferente! Isso é sinônimo de maior lucratividade e fidelização de clientela.

 

Redes sociais são mais eficazes na divulgação

 

É fato que as redes sociais são, hoje, a principal forma de divulgação da maioria das empresas. Não importa o tamanho e potencial. Porém, os e-commerces colhem muito mais frutos de uma divulgação feita nas suas redes sociais do que uma loja física.

Isso acontece por um motivo simples. Assim que o cliente se convence a comprar através de um anúncio nas redes sociais, ela pode ir diretamente em sua loja virtual e já realizar a compra. No caso de uma loja física, ainda que o cliente se interessasse pela oferta, ele teria que se deslocar até a empresa para realizar a compra.

 

Já possui uma loja física e quer ampliar seus canais de vendas sem perder o controle do estoque ?

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