Qual escolher: loja física ou e-commerce?

Loja física ou e-commerce?

Com o sucesso das lojas virtuais, muitos se perguntam se é mais vantajoso abrir uma loja física ou e-commerce. Apesar dos sinais claros da economia mostrar que estar longe do ambiente virtual significa perder dinheiro, algumas coisas no perfil do empreendedor precisam ser levadas em consideração antes de decidir definitivamente por uma loja física ou uma loja virtual.

Desde 2014, o crescimento do e-commerce é superior a 17% ao ano. Porém, esse crescimento já é apontado desde 2009, e, de acordo com um mapeamento do e-commerce realizado pela Mintel, o e-commerce cresceu mais de 250% no país durante os últimos 5 anos.

O crescimento alarmante é o primeiro ponto que deve ser levado em consideração por você, caso já esteja decidido por abrir uma loja física. Afinal, o crescimento do e-commerce é resultado de uma tendência de compra que vem tomando os brasileiros na última década.

Confira nesse artigo um comparativo entre abrir uma loja virtual e abrir uma loja física. Verifique qual das duas opções pode ser mais viável para seu perfil empreendedor e vontade de crescimento.

 

Estrutura x plataforma digital

 

Tanto a loja física quanto um e-commerce exigem custos de manutenção, e isso é fato. Nenhum comércio vem de graça. No entanto, parar para pensar nos custos que você terá em uma loja física torna os custos fixos do e-commerce irrisórios.

Afinal, em uma loja física você precisa não apenas lidar com possíveis de custos de aluguel, mas também pagar conta de água, luz e internet. Outros gastos que você possivelmente terá com uma loja física:

  • Gastos com funcionários (vendedores, seguranças…)
  • Contas fixas mensais
  • Possíveis gastos com reformas do lugar
  • Gastos para decorar sua loja

Em contrapartida, é claro que a abertura de uma loja virtual também depende de gastos, que vão diminuindo com o passar dos próximos meses. Ainda assim, se você está decidido a investir numa loja virtual, precisa se atentar para:

  • Escolher uma boa plataforma de e-commerce
  • Contratar web designers (em alguns casos)

No fim, ainda que a conta das duas aberturas de comércio seja posta no papel, a loja virtual continua parecendo mais vantajosa. Principalmente se a pessoa escolher uma boa plataforma de e-commerce que dê a ela uma oportunidade de crescimento da loja.

 

Papel do marketing digital e redes sociais

 

Hoje, é possível manter uma loja física ou uma empresa sem marcar a presença dela na internet através das redes sociais. Apesar de possível, claro que isso torna a empresa muito mais vulnerável à crise. Já que a maioria dos seus clientes estão na internet, e ela não está se comunicando ou fazendo publicidade voltada para esses clientes.

No entanto, ainda assim, é possível que, essa empresa consiga continuar vendendo mesmo sem ter uma página no Facebook ou conta no Instagram. No caso das lojas virtuais, não ter redes sociais pode resultar num grande fracasso.

Os negócios digitais precisam de empreendedores que saibam da importância do marketing digital para crescer. Isso significa que você precisa estar disposto a investir seu tempo na manutenção das redes sociais de sua loja virtual, fazer um material de divulgação interessante e estar disposto a ir atrás de seu público-alvo.

Como todo negócio, divulgação é fundamental, e você precisa estar presente nas redes sociais para conseguir vendas.

 

Comunicação

 

Outro detalhe importante para quem quer manter uma loja virtual é a comunicação com o cliente. Em uma loja física, seu contato com o cliente é fisicamente, e você pode investir em funcionários capacitados para que o atendimento seja exemplar.

No meio virtual isso também é necessário! O cliente quer sempre se sentir bem acolhido, e sentir que suas dúvidas serão sanadas ou problemas serão resolvidos.

Por isso, ainda que você não contrate funcionários para isso, esteja sempre online nas redes sociais.  Procure responder individualmente cada cliente que entrar em contato com você, seja pela rede social, seja por e-mail ou comentários na loja virtual.

 

Horário de atendimento

 

O principal diferencial da loja virtual está em seu horário de atendimento ao cliente totalmente diferenciado, permitindo que ele realize compras até mesmo de madrugada.

Numa loja física, manter seu empreendimento aberto durante a madrugada, por exemplo, é muito dispendioso e até arriscado. No fim, esse é um investimento pouco lucrativo.

No entanto, no meio digital as compras de madrugada fazem grande diferença. Por isso, você pode até mesmo investir em posts programados no Facebook para serem lançados próximo da meia-noite, por exemplo. Se o post for atraente, é possível que você conquiste bastante vendas mesmo durante a madrugada.

 

Já possui uma loja física e quer ampliar seus canais de vendas sem perder o controle do estoque ?

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